Euro on demand

Consumo sob demanda transforma mercados

2 min de leitura
Array

Cinema, música, transporte e hospedagem são segmentos em que sociedade vem mudando hábitos graças ao consumo sob demanda

Os avanços obtidos pela tecnologia vêm transformando uma série de hábitos na sociedade. Nesse sentido, uma das principais mudanças, sem dúvida, diz respeito à ascensão do modelo de consumo sob demanda, que vem ganhando cada vez mais espaço nas mais diferentes áreas.

O que é consumo sob demanda?

Enquanto em décadas passadas as pessoas estavam acostumadas a ter a propriedade das coisas, pouco a pouco estamos modificando esse comportamento. Em outras palavras, ao trocar a posse pelo uso, estamos gerando maior economia, praticidade, flexibilidade e respeito ao meio ambiente. Veja a seguir alguns mercados que estão mudando por conta dessa nova tendência.

Cinema

Antes de mais nada, é preciso lembrar como, até os anos 1980, as pessoas tinham de recorrer ao velho videocassete para assistir seus filmes favoritos em casa. Com o passar do tempo, surgiram opções como o DVD e o Blu-Ray. Ainda assim, todas dependiam de mídias físicas. Porém, a digitalização do mercado mudou tudo, abrindo a possibilidade do consumo sob demanda.

Atualmente, podemos recorrer a diferentes plataformas, como Netflix, HBO Max, Amazon Prime, Disney+ e Globoplay. Cada uma delas conta com catálogos quase infinitos de filmes e séries para que seus usuários possam assistir no conforto do lar e no momento em que quiserem.

Música

Da mesma forma que aconteceu com a indústria cinematográfica, o mercado de música também foi completamente transformado pelo streaming. Se o velho disco de vinil e as fitas K7 se tornaram ultrapassadas com o surgimento dos CDs, mesmo esses últimos não sobreviveram à chegada do modelo sob demanda.

Hoje, em vez de comprar cada um dos discos dos artistas que gostamos, podemos escutar o que quisermos em plataformas como Spotify, Deezer, YouTube Music, Amazon Music e Apple Music. Além de pesar menos no bolso, o novo formato ainda permite criar playlists e compartilhar nossas preferências com outras pessoas.

Transporte

Algumas décadas atrás, ter um automóvel era item praticamente obrigatório entre as famílias. Contudo, essa necessidade também trazia uma série de gastos, incluindo seguro, manutenção, combustível e até mesmo estacionamento, sendo que muitas vezes o veículo passava a maior parte do tempo parado. Mas tudo mudou com o surgimento dos aplicativos de carona.

Através de plataformas como Uber, 99 e Cabify, é possível utilizar carros pelo modelo sob demanda. Ou seja, hoje contratamos o serviço apenas quando temos necessidade de fazer um deslocamento.

Hospedagem

Por fim, o segmento de hospedagem também passou por mudanças profundas com o avanço da tecnologia. Por exemplo, antes as opções ficavam restritas a hotéis e pousadas, mas agora é possível alugar residências ou apenas alguns cômodos de imóveis pertencentes a outras pessoas por meio de plataformas como Airbnb e Bookin.com.

Além disso, mesmo quem não abre mão das comodidades oferecidas pelo mercado hoteleiro, também consegue ainda mais conforto através do modelo sob demanda. Afinal, hoje muitos estabelecimentos alugam boa parte dos itens presentes em seus quartos, incluindo colchões. Dessa forma, os hotéis conseguem ter acesso a modelos de alta qualidade a valores acessíveis, garantindo boas noites de sono para seus hóspedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Vamos lá!

Para contratar um plano, selecione os produtos de sua preferência, e, ao finalizar o carrinho, um especialista entrará em contato para lhe auxiliar.