Euro on demand

Baixa temporada é oportunidade para hotéis

2 min de leitura
Array

Ao invés de olhar a baixa temporada como problema, empresários podem otimizar o período com melhorias para receber hóspedes

Uma das principais características do setor hoteleiro enquanto negócio é sua sazonalidade. Em algumas épocas do ano, como nas férias, o movimento se intensifica e o faturamento cresce, enquanto em outras é comum ver boa parte dos quartos desocupados. Contudo, em vez de encarar esses períodos como um problema, é importante que o empresário veja a baixa temporada como uma grande oportunidade para se preparar para receber os hóspedes, realizando obras, manutenções e a troca de itens como colchões, móveis e eletrodomésticos.

Ainda mais em 2023, quando o setor vem de um ano de recuperação, será essencial usar o período de menor ocupação para fazer os ajustes necessários de modo a aproveitar o calendário repleto de feriados que temos pela frente. Entenda a seguir os motivos para o otimismo do segmento neste ano e veja algumas dicas para se preparar para esse cenário.

Bom momento do setor

À primeira vista, o setor hoteleiro foi um dos mais impactados com a pandemia e a necessidade de isolamento social. Por outro lado, com o avanço da vacinação e o fim da crise sanitária, é justamente o turismo que tem maior potencial para crescer.

De acordo com levantamento da FecomercioSP realizado a partir de dados do IBGE, o turismo apresentou alta de 28% em relação ao ano anterior. Nesse sentido, o segmento foi um dos principais motores do crescimento do PIB de 2,9% registrado pelo Brasil ao longo de 2022.

Calendário de feriados 

Assim como o ano passado foi ótimo para o turismo, a expectativa do setor é alta para 2023. Além da grande demanda da população para sair de casa após se ver obrigada ao confinamento, 2023 traz um calendário repleto de feriados prolongados. Ou seja, não vão faltar oportunidades para viajar, mesmo em períodos de baixa temporada. Veja as datas:

  • 07/04 (Sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 21/04 (Sexta-feira): Tiradentes
  • 01/05 (Segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 08/06 (Quinta-feira): Corpus Christi
  • 07/09 (Quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12/10 (Quinta-feira): Nossa Senhora de Aparecida
  • 02/11 (Quinta-feira): Finados
  • 25/12 (Segunda-feira): Natal

Prepare-se na baixa temporada

No entanto, os hotéis e pousadas que querem aproveitar o cenário positivo desenhado para 2023 devem preparar bem sua estrutura para receber os hóspedes. E o melhor momento para fazer isso é na baixa temporada. Ao contrário das épocas de grande fluxo de viajantes, quando todos os quartos costumam ficar ocupados, as semanas de menor movimento são ideais para realizar reformas ou substituir itens por outros mais novos ou que tragam maior conforto sem causar transtornos.

Afinal, imagine a dor de cabeça de um hóspede que viajou para descansar, mas precisa conviver com barulho de obra no cômodo ao lado. Ou se vê obrigado a receber um técnico para arrumar o ar condicionado que não passou por vistoria no período correto.

Em outras palavras, longe de ser um problema, ter parte dos quartos desocupados deve ser visto como uma oportunidade para realizar todo o tipo de melhorias nas instalações. Isso inclui reparos, manutenção e troca de eletrodomésticos e até mesmo a substituição dos colchões por outros modelos mais novos ou confortáveis.

Desse modo, seu negócio estará muito mais preparado para proporcionar uma grande experiência para os hóspedes na alta temporada, sem gerar transtornos ou preocupações para aqueles que desejam um momento de descanso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Vamos lá!

Para contratar um plano, selecione os produtos de sua preferência, e, ao finalizar o carrinho, um especialista entrará em contato para lhe auxiliar.