Euro on demand

A economia criativa pode estimular o crescimento do setor hoteleiro.

1 min de leitura

Com o reaquecimento do setor hoteleiro, algumas alternativas estão sendo pensadas para acelerar esse processo, com o objetivo de resgatar o desejo do consumidor por viagens e pelo turismo, seja internacional ou nacional. Uma dessas alternativas que vêm sendo fomentadas está relacionada à economia criativa.

O que é a economia criativa?


A economia criativa é a parte de ativos econômicos que se beneficiam por atividades culturais, e a indústria criativa pode se beneficiar do setor hoteleiro e vice-versa. Isso porque a imagem de uma localização é projetada a partir da produção criativa e, consequentemente, há crescimento turístico.

No Brasil, essa visão já foi percebida em algumas cidades, como Santos, no Litoral Sul de SP, que teve a realização de um calendário de eventos para o ano de 2022 voltado para a economia criativa, como uma maneira de fomentar a cultura e aquecer o turismo. 

A secretária de turismo da cidade já entendeu a importância dessas iniciativas e, em entrevista, disse: “As ações de economia criativa envolvem os mais variados aspectos, desde a música à gastronomia. Tudo tem de estar muito bem alinhado”. Os eventos como Festival do Café e Festival do Imigrante trazem público para a cidade, que tem uma rede de hotéis estruturada. 


Veja mais dicas de gestão hoteleira e do setor de turismo aqui.

Como o setor hoteleiro se beneficia?

A associação do setor hoteleiro à indústria criativa traz diversos benefícios para todos os envolvidos. Por isso, é importante estimular debates, encontros e associações entre os hotéis e os promotores culturais locais, para ampliar os modelos de negócios e incorporar a inovação nessa relação entre turismo e cultura.

Atrair pessoas pela cultura e valores é um investimento de baixa escala, se comparado a grandes aportes em infraestrutura. Algumas soluções para encontrar resultados nessa associação entre turismo e cultura, traçadas pelo Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela FIRJAN, envolvem:

  • Desenvolver roteiros e circuitos para proporcionar experiências com a cultura local.
  • Ter uma agenda coordenada de eventos.
  • Desenvolver a comunicação estratégica.
  • Melhorar a experiência do visitante com a tecnologia.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Contrato Nº 12089
  • Contrato Nº 12089

Mensagem enviada!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Vamos lá!

Para contratar um plano, selecione os produtos de sua preferência, e, ao finalizar o carrinho, um especialista entrará em contato para lhe auxiliar.