Euro on demand

4 dicas para aumentar a satisfação dos hóspedes.

2 min de leitura

A retomada do crescimento das atividades turísticas faz com que gestores busquem novas formas de aumentar a satisfação dos hóspedes do seu hotel. Isso acontece em um momento em que o processamento de dados e informações atinge seu ápice e a tecnologia toma contas até mesmo dos mercados mais tradicionais.


Primeiro, é importante deixar claro que a satisfação é um conceito amplo, que deve ser desenvolvido e buscado desde a atração dos hóspedes até o momento de pós-estada. Devido a essa amplitude, é importante prestar um serviço de qualidade de ponta a ponta, com processos bem definidos para facilitar a identificar os problemas.

Leia mais sobre a importância da manutenção dos colchões do seu hotel aqui.


Dica 1: Para aumentar a satisfação, é preciso medi-la.

Medir a satisfação é essencial para aumentar o resultado final, e existem algumas formas de usar métricas bem conhecidas no mercado para começar a mapear a situação atual que seu hotel se encontra. O NPS (Net Promoter Score), o CSAT (Customer Satisfaction Score) e outras pesquisas de satisfação que são fáceis e trazem insights fundamentais para entender os pontos de melhoria do negócio hoteleiro.

O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking com nove países da América Latina no indicador NPS, aquele que mede a satisfação dos hóspedes, segundo a pesquisa My Hotel. O que nos mostra que o caminho a ser percorrido até o topo da satisfação ainda é longo.

Dica 2: Mantenha em dia o treinamento da equipe.

Uma equipe integrada é fundamental para manter os processos funcionando. Existem diversos tipos de treinamentos modernos, que levam em conta os aspectos humanos da equipe para aumentar a eficiência e, como consequência, a melhoria contínua no dia a dia. Os hóspedes são os primeiros a sentirem o clima da equipe e, em seguida, já identificam se está ou não pronto para atendê-los.

Dica 3: Leve a sério as reclamações dos hóspedes.

Uma utilidade que as reclamações possuem é a vantagem de ter o poder de transformá-las em satisfação. Isso porque, de modo geral, quando a empresa leva as reclamações a sério e dá a elas o devido tratamento, resolvendo, ganha a confiança imediata do hóspede. É importante ouvir e analisar os sentimentos, para não gerar mais frustrações.

Dica 4: Cheque as ferramentas, dispositivos e softwares.
Ainda segundo a pesquisa My Hotel, a área que aparece com maior potencial de melhoria na satisfação dos hóspedes da América Latina é a tecnologia.

Por isso, é importante utilizar todos os recursos que a tecnologia nos traz para diminuir a diferença entre a expectativa que o hóspede cria e a realidade da sua experiência. São diversas ferramentas no mercado de tecnologia que auxiliam a agilizar processos e prestar o serviço com maior controle e eficiência.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Contrato Nº 12089
  • Contrato Nº 12089

Mensagem enviada!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Vamos lá!

Para contratar um plano, selecione os produtos de sua preferência, e, ao finalizar o carrinho, um especialista entrará em contato para lhe auxiliar.